1QUE TIPO DE PILHAS EXISTEM NO MERCADO?

No mercado existem diferentes tipos de pilhas tais como:

  • Pilha seca comum (Leclanché)
  • Pilha alcalina comum
  • Pilha de mercúrio
  • Bateria de níquel-cádmio
  • Bateria de chumbo
  • Pilha de combustível

A pilha seca é constituida por um ânodo de Zinco e um cátodo de grafite (inerte) rodeado por uma pasta de dióxido de mangenês é composta de um ânodo de Zn e um cátodo de grafite. O electrólito nesta pilha não está completamente seco mas antes incorporado numa mistura pastosa húmida. Estas pilhas são vulgarmente usadas em lanternas portáteis, rádios, brinquedos...etc. Esta pilha é feita de material não tóxico e tem um custo reduzido. Em contrapartida não são recicláveis, podem ocorrer derrames, duram pouco tempo e a sua energia potencia e corrente são instáveis.

A pilha alcalina comum é uma versão melhorada da pilha seca. Esta é constituída por Zinco (ânodo) e dióxido de manganês (cátodo). O electrólito, alcalino, é geralmente um gel de hidróxido de potássio (KOH)

A pilha de mercúrio é muito utilizada em medicina e na indústria electrónica. O ânodo desta pilha é uma amálgama de zinco e mercúrio, o cátodo é uma pasta de óxido de mercúrio ligada a um botão de aço e o electrólito é uma pasta de óxido de zinco e de hidróxido de potássio. Esta pilha tem umas dimensões reduzidas, uma maior duração e uma capacidade mais elevada do que as outras pilhas, daí a sua utilização em pacemakers, auxiliares de audição, relógios electrónicos e medidores de intensidade luminosa.

A pilha de níquel-cádmio embora seja mais cara que a de chumbo, é mais pequena (quase do tamanho de uma pilha seca) e é utilizada em rádios, leitores de mp3, jogos...etc.

A pilha de chumbo é constituída por uma grelha de uma liga de chumbo (ânodo) recoberta com chumbo esponjoso e por uma grelha de chumbo recoberta por dióxido de chumbo (cátodo). O electrólito é uma solução de ácido sulfúrico.

A pilha de combústivel baseia-se na reação de formaçã de água a partir de hidrogénio e de oxigénio. Os eléctrodos inertes são feitos de carbono poroso ou platina. O electrólito é uma solução de hidróxido de potássio. Esta pilha tem um rendimento elevado (70% a 80%). Os reagentes nesta pilha têm de ser constantemente renovados e os produtos de reacção constantemente removidos. São geralmente utilizadas em painéis solares e naves espaciais.

2.
SERÁ QUE TODAS AS PILHAS TÊM A MESMA VOLTAGEM?

Não. As pilhas não têm todas a mesma voltagem.

3
.E NO FUTURO, QUE PILHAS UTILIZAREMOS?

As pilhas que utilizaremos no futuro serão as pilhas de combustível que graças às reacções de combustão redox tornam-se mais rentávies, tendo assim um rendimento entre os 70% a 80%. a pilha de combustível hidrogénio-oxigénio resulta da reacção de formação de água a partir de hidrogénio e oxigénio, sendo utilizada, geralmente, em painéis solares e para fornecer energia eléctrica nas naves espaciais.
Outra possível utilização será a pilha de papel, inventada por cientistas americanos que segundo eles poderá alimentar a nova geração. Esta pilha contém nanotubos de carbono, cada um com uma espessura de um milionésimo de centímetro, que funciona como electrodo. Os nanoturbos são implantados em papel que é mergulhado num líquido condutor de electricidade chegando a produzir 2,3v.

Actividade 2


  1. Por que razão os complexos têm cor?

A cor presente da amostra resulta da absorção da radiação na zona visível (nível 2).
A absorção da luz visivel corresponde à excitação dos electrões, resultante da transmição de níveis de energia electrónica das moléculas.
Os electrões de complexos estão relacionados com as cores que são observadas nos compostos de coordenação, devido à transição dos electrões entre as orbitais de transição d. Um electrão que é exitado de uma camada para outra de energia superior vai ter uma diferença de energia baixa, devido às orbitais d serem muito energéticas.

2. Que papel têm os metais para a vida humana?

Os metais são considerados ambivalentes, sendo essenciais ou tóxicos.
Alguns metais são essenciais à vida humana como é o caso do ferro, sendo importante para a constituição da hemoglobina, o cálcio é essencial ao desenvolvimento e ao fortalecimento dos ossos, entre outros como o magnésio, o potássio e o sódio.
Contudo, os metais têm aspectos negativos, como a poluição do ambiente e se forem ingeridos em grandes quantidades podem tornar-se tóxicos ao Homem, como por exemplo, o chumbo, o crómio e o mercúrio.



2º Período



Actividade 8

Leis
Expressões
Condições
Boyle - Mariotte
pV=constante
Temperatura constante
Charles e Gay - Lussac
V = constante
T
pressão e quantidade constantes

p = constante
T
Volume e quantidade constantes
Avogadro
V = Vm
n
PTN, em dm3

V = constante
n
pressão e temperatura constantes
2- Um gás ideal tem características diferentes das verificadas nos gases reais.
a) O modelo de um gás ideal assume que as moléculas são pontuais (não ocupam) e não existem forças intermoleculares.
b) Os gases reais comportam se de modo semelhante a um gás ideal quando a baixas pressões e temperaturas bastante acima do seu ponto de liquefacção.


Actividade 9

A indústria petroquímica é a produção de derivados de petróleo a partir da separação dos componentes do petróleo por destilação. Esta actividade é responsável por muitos problemas ambientais do nosso planeta.
O petróleo bruto é transportado por via marítima, deste o local onde é extraído até aos países onde vai ser consumido, o que constitui um dos problemas ambientais, pois um acidente marítimo com um petroleiro pode originar a ocorrência das chamadas marés negras. Os derivados do petróleo, uma vez menos densos que a água vão flutuar e causar graves consequências a nível da fauna e da flora, provocando a morte de aves e a contaminação dos peixes. Quando há um derrame é essencial tentar recolher o mais possível de produto derramado para não atingir a costa, mas caso atinja é necessário limpar as praias.
Para evitar estes acidentes os petroleiros devem possuir casco duplo (um casco que contem outro casco no seu interior, deixando um espaço no seu interior), assim se houver colisão rompe-se o casco exterior, deixando mais hipóteses ao casco interior de se manter intacto e de evitar derrames.



external image desast02.jpg



Para reduzir o consumo elevado de petróleo são apresentados alguns combustíveis alternativos, com um preço inferior ou semelhante ao do petróleo.
Alguns compostos químicos que estão actualmente a ser investigados como possíveis combustíveis alternativos são o biometano, produzindo metano, para utilizar localmente em aquecimento ou utilizações domésticas e produzir adubos orgânicos; o bioetanol e o metanol que através da fermentação originam o etanol, utilizado, em alguns países, como carburante para automóveis; e o biodiesel.
O biodiesel é um combustível que é fabricado a partir de óleos vegetais, este combustível tem vantagens em relação aos outros, como o caso da sua utilidade, pois pode ser adicionado sem grandes complicações. Para além disso existem outras vantagens: é menos poluente, não contribui para o aumento do efeito estufa, origina subprodutos utilizáveis para a agricultura e para a indústria e em caso de acidente decompõe-se com facilidade.
O maior inconveniente é o de ordem financeira, pois a produção de biodiesel é limitada.

external image biodiesel.jpg